Notícias

Sinistros Automóveis - Ficha de Segurança

25/06/2012
Segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP), no ato de desencarceramento de vítimas de acidentes rodoviários, uma das grandes dificuldades com que as equipas de socorro se deparam com frequência é saber onde - cortar - a viatura.

Com a crescente inovação tecnológica na construção dos veículos, o tempo necessário para abrir um automóvel e retirar um ferido encarcerado aumentou significativamente com os automóveis de última geração, já que é preciso ter muita informação para o poder fazer de forma segura: onde se encontram os componentes de alta tensão, as cargas dos airbags, que tipo de combustível utiliza a viatura, quais os melhores pontos de corte da carroçaria.

Cerca de 63% dos problemas com que se deparam as equipas de socorro podem resolver-se mais rapidamente com a Ficha de Segurança (identificar o veículo, sistemas de segurança passiva e a extracção da vítima).

A Ficha de Segurança contém informação técnica para as equipas de socorro na intervenção em acidentes rodoviários. A mesma pode ser descarregada em formato digital através do site: http://www.acp.pt/Ficha-de-seguranca.

A ficha de segurança deverá ser selecionada consoante o modelo do veículo e colocada na pala situada por cima do volante, sendo também necessário colocar um autocolante identificativo no vidro para que as equipas de resgate saibam que dispõem desta informação (o autocolante terá de ser obtido (sem custos) nas delegações do ACP).

FONTE: Portal - Automóvel Clube de Portugal -



Fale connosco

(+351) 217 916 300/1
(Custo de chamada para rede fixa nacional)
Avenida da República 57,3º,
1050-189 Lisboa - Portugal
geral@medempresa.pt